Não resta dúvida para qualquer aluno de ensino médio que a leitura é um dos elementos fundamentais para a formação de uma base sólida de vocabulário para a produção de um texto melhor e semanticamente rico.
Ainda que qualquer tipo de leitura (levando-se em conta o bom senso) seja benéfica, se o objetivo é o desenvolvimento de ferramentas para se escrever melhor é importante se atentar para os gêneros textuais escolhidos.
Assim, se um aluno de deseja produzir um texto dissertativo-argumentativo ele em primeiro lugar deverá buscar outros textos do mesmo gênero, ou seja, ler outras dissertações de alunos cuja a nota recebida seja acima de 900 pontos (conforme os critérios do ENEM).
Outra estratégia que poderá facilitar e servir não somente para se desenvolver o vocabulário, mas principalmente o conteúdo a ser escrito sobre variados temas (conteúdo este que o ENEM, em seu manual da redação chama de repertório sociocultural) é a leitura de textos jornalísticos (reportagens, notícias e editoriais).
Sobretudo, é indispensável considerar também que muito mais do que um bom volume de leitura diária não deve ser a única estratégia para se aumentar a habilidade de escrita, mas sim o ato de escrever. Afinal, um bom escritor deve estar sempre praticando, principalmente se houver alguém que possa orientá-lo em como melhorar em seus próximos textos. É exatamente nesse ponto que a Scribs pode prestar auxílio aos seus usuários, fornecendo correções comentadas e marcadas individualmente em cada uma das cinco competências do texto dissertativo-argumentativo do ENEM. Sucesso, e bons estudos.