As provas da segunda aplicação do exame, também conhecida como Enem PPL (pessoas privadas de liberdades), foram aplicadas dia 13 e 14 de dezembro para cerca de 35 mil candidatos, a maioria delas atualmente detidas ou presas em presídios, unidades prisionais ou jovens cumprindo medida socioeducativa.
O gabarito oficial do Enem PPL já está disponível no site do Enem. Através do endereço eletrônico também é possível fazer o download dos Cadernos de Questões, de acordo com as cores das provas de cada participante. Acesse clicando aqui (https://enem.inep.gov.br/#/depois?_k=3i3637)
Os candidatos privados de liberdade ou que ganharam o direito de refazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 precisaram fazer uma redação com o tema "Consequências da busca por padrões de beleza idealizados", de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao todo, 1.078 unidades prisionais em 577 municípios brasileiros receberiam as provas. Contudo, por causa de greves de agentes penitenciários ou de rebeliões, o Enem 2017 foi cancelado em 13 unidades prisionais de cinco municípios diferentes. Em nota o INEP declarou que não fará novas aplicações do exame neste ano.
Lembrando que as notas deste ano valem para as duas edições do Sisu em 2018 – a primeira delas terá inscrições abertas em 29 de janeiro.