INEP Divulga Material Exclusivo dos Corretores!
Voltar
A seleção de um corretor de redação não é fácil e possui diversas etapas classificatórias. O corretor estuda um manual sobre cada competência e faz uma prova sobre cada uma delas, passando por uma fase online e prosseguindo para avaliações presenciais. Os professores corretores do ENEM estão em constante treinamento, sempre visando a unificação e igualdade de capacitação entre cada participante do curso.
Surpreendo todo mundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 26 de maio de 2020, liberou de maneira inédita as cartilhas de capacitação e os diferentes processos utilizados pelos corretores, antes disso todas essas etapas estavam em profundo sigilo. Mas afinal, o que é considerado fuga do tema? o certo é esse ou este? esquecer do ponto final tira ponto? projeto de texto importa? apenas uma proposta de intervenção é o correto? esses e outros questionamentos rotineiros na vida do vestibulando podem ser compreendidos na cartilha do corretor que veio com o objetivo de unificar os estilos de correção e esclarecer todas essas dúvidas. Com isso, os estudantes e professores que se preparam para a prova do ENEM agora possuem mais uma ferramenta potente de estudo disponível.
Dividida em cinco cartilhas específicas para cada competência, o manual do corretor do Enem é um material rico e tem potencial para alavancar a nota de muitos estudantes. Em cada manual é possível encontrar trechos de redações modelo ENEM que exemplificam os desvios cometidos pelos candidatos e quais podem ser penalizados.
Em poucas palavras a cartilha de cada competência segue as temáticas abaixo:
C1 – retrata assuntos gramaticais (erros sintáticos e desvios)
C2 – discorre sobre seu repertório legitimado associado a temática, estrutura textual (introdução, desenvolvimento, conclusão) e seguimento da temática.
C3 – demonstra a argumentação (utilização de repertório), defesa do ponto de vista, contextualização, problemática de um texto expositivo e seu projeto de texto.
C4- caracteriza a retomada do tema, operadores argumentativos (conectivos), vocabulário, organização de informações no texto, sinônimos e pronomes.
C5- apresenta o alinhamento das quatro perguntas para a construção de sua conclusão: quem? (agente), o que? (ação), como? (modo ou meio), para que? (objetivo, finalidade), e o detalhamento. Enfatiza os direitos humanos.
Embora essa divulgação seja de extremamente enriquecedora, é importante ressaltar que o manual não contém todas as informações sobre a produção de um texto dissertativo argumentativo. Suas cartilhas possuem uma linguagem muito técnica feita para o professor. O aluno deve sempre levar em conta todo o processo que percorre a escrita e para isso ele deve entender como os mecanismos conversam entre si e auxiliam na construção de sua redação.
Quer saber mais? baixe os manuais nos links abaixo:
Manual de Correção da Redação – Competência 1
Manual de Correção da Redação – Competência 2
Manual de Correção da Redação – Competência 3
Manual de Correção da Redação – Competência 4
Manual de Correção da Redação – Competência 5
Manual de Correção da Redação – Situações que levam à nota zero
- Danila Gonzaga,
Letras UFMG